NOTA DE ESCLARECIMENTO

19/12/2022 - Assessoria de Comunicação

No último sábado, 17, foram aplicadas as provas do vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em todo o Estado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). 

Em Campo Grande, os candidatos ensalados na UFMS, nos blocos Multiuso I e Multiuso II, passaram por interrupção de energia elétrica, por volta das 15h50.  Naquele momento, caia uma forte chuva na Capital, porém, o motivo exato do desabastecimento ainda está sendo averiguado pela concessionária de distribuição de energia elétrica local, Energisa. 

Imediatamente, a Fapec acionou a equipe de plantão da concessionária para atendimento emergencial. Contudo, é importante destacar que em todos os certames a Fapec encaminha previamente ofício à concessionária, informando sobre a aplicação das provas, solicitando a disponibilidade de uma equipe para atendimento rápido. 

E para evitar que os candidatos que realizavam as provas nestes dois blocos não fossem prejudicados, dada a impossibilidade momentânea de continuidade, em face ao caso de força maior ocasionado pela falta de energia, a Fapec estendeu, especificamente na UFMS, em 45 minutos e em 1h45, respectivamente, o horário para que os vestibulandos do Multiuso II e I, pudessem concluir o exame.

Todas as providências cabíveis e possíveis foram tomadas, os candidatos foram acolhidos, amparados e informados sobre a situação, sendo-lhes restituído o seu tempo de prova.