Alunos do ensino médio realizam provas do PASSE UFMS

13/12/2021 - Assessoria de Imprensa

Neste domingo, 12, foram aplicadas as provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva, o PASSE, processo seletivo para ingresso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul dedicado a alunos do Ensino Médio, referente ao triênio 2019-2021.

“O PASSE é uma estratégia inovadora da Universidade. Ele privilegia o estudante do Ensino Médio, então ele é avaliado de acordo com o conteúdo do primeiro ano na primeira etapa, pelo segundo ano na segunda etapa e, na terceira etapa, o conteúdo do terceiro ano do Ensino Médio. E aí, na terceira etapa, ele escolhe o curso que deseja prestar e faz a avaliação de redação”, explica o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira. “É legal, porque o conteúdo está mais recente na memória do nosso candidato, isso privilegia ele a fazer uma boa prova”, afirma.

Mais de nove mil jovens se inscreveram e cerca de 8.600 candidatos realizaram as avaliações. Em todas as fases, a prova objetiva é composta por 60 questões de múltipla escolha e o tema da redação deste ano, para os que fizeram a terceira etapa, foi “Aspectos motivadores da relação entre o homem e os animais de estimação – características e possíveis implicações desse relacionamento para o futuro da espécie humana”.

A jovem Ana Júlia Amaral de Lima prestou a prova pela segunda vez e disse que fazer o processo seletivo em etapas reduz a pressão para ingressar no Ensino Superior. “É dividido, então acho que pesa menos”, explica. A candidata da primeira etapa, Bárbara Heloísa Marques de Souza, concorda. “Eu prefiro assim [modelo seriado], porque eu acho que depois, lá no final, com tudo acumulado, a gente fica estressado, ansioso e com medo”.

Rafaela Reis realizou a terceira etapa do Programa. Para ela, que deseja ingressar no curso de Jornalismo, essa última fase foi a mais tranquila. “Eu achei o tema da redação muito interessante e achei uma etapa mais fácil em relação às outras, porque tiveram conteúdos mais objetivos que foram tratados no terceiro ano. Eu espero conseguir entrar na Universidade. Eu acho que a UFMS ela é uma porta para vários estudantes aqui de Campo Grande e do estado. É uma ótima Universidade que pode abraçar todo mundo”.

As avaliações do processo seletivo foram aplicadas em onze municípios do estado: Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Na Cidade Universitária, os candidatos foram recepcionados pelo mascote da UFMS, o Capi, que fez sucesso entre os adolescente e familiares dos candidatos. Um momento de descontração e de acolhimento para os futuros calouros da Universidade. Em todos os locais, os portões abriram às 7h e fecharam, pontualmente, às 8h. O encerramento foi às 13h.

A diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brun, reforçou que para garantir a segurança sanitária dos candidatos, o uso de máscaras de proteção facial era obrigatório durante todo o tempo de realização da prova e que foram seguidas as recomendações do plano de biossegurança de cada cidade onde o processo foi realizado.

O gabarito preliminar das avaliações está previsto para ser divulgado na segunda-feira, 13. Acesse o portal ingresso.ufms.br para acompanhar novas informações sobre o Vestibular UFMS 2022 e o PASSE 2019-2021.