Fapec realiza treinamento para coordenadores e auxiliares de concursos e vestibulares

03/08/2021 - Assessoria de Imprensa

Colaboradores da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e à Cultura (Fapec) e de instituições parceiras participaram no último sábado, 31, durante todo o dia, de treinamento exclusivo para coordenadores e auxiliares que trabalham em concursos públicos, processos seletivos e vestibulares organizadores pela Fundação. Ao todo, 100 pessoas participaram do encontro. O evento ocorreu no Teatro Glauce Rocha, localizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e teve como objetivo capacitar e integrar a equipe.

Juliana Oliveira, gerente de Processos Seletivos da Fundação organizou treinamento e reuniu colaboradores (Foto: Leandro Benitez/Fapec)

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Nilde Brun, o treinamento foi intenso e com informações indispensáveis. “Foi um dia intenso de atividade e no final aplicamos uma avaliação para envolver mais os participantes. Sabemos que todos saíram de lá com muitas anotações e elas vão ajudá-los a relembrar o que for preciso durante um concurso público ou vestibular”.

Marize Perez, responsável pela Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação ressalta a importância de se promover encontros como o realizado no sábado. “De nada adiantaria a Fapec superar seus desafios internos se ela não dispõe de um banco de colaboradores qualificados, como dos coordenadores, que vão montar suas equipes para atuarem nas salas de aplicação de provas. Estes eventos têm relevância e são necessários se quisermos estar na vanguarda desse tipo de prestação de serviço”, diz.

É importante ressaltar que a Fundação atua na área de concursos e vestibulares há mais de três décadas, sendo uma entidade referência na aplicação de provas em Mato Grosso do Sul. A proposta do treinamento surgiu também, de acordo com a gerente de Processos Seletivos da instituição Juliana Oliveira, em virtude das medidas de biossegurança implantadas por conta da pandemia de covid-19 e das recentes adequações tecnológicas.

“Contar com um grupo de colaboradores treinado e capacitado é sinal de organização. Uma equipe pronta está apta a resolver problemas e entregar o melhor resultado em nossos processos seletivos”, diz. Durante a pandemia a Fapec elaborou um Protocolo de Biossegurança e o aplica rigorosamente a cada evento, a fim de conter e evitar o contágio dos participantes pelo novo coronavírus, além de ter desenvolvido um aplicativo para uso específico dos fiscais.

Com extensa programação, cerca de 15 profissionais passaram pelo palco do Glauce Rocha relatando experiências e conhecimento a respeito do que ocorre internamente e externamente em concursos e eventos semelhantes.

Daldirene da Mata, auxiliar do setor Administrativo já trabalhou como fiscal e chefe de sala, além de ter sido auxiliar de coordenador em diversos certames, afirma que o encontro foi muito válido, sendo uma oportunidade imperdível de crescimento.

“Se fosse possível faria novamente, pois aprendemos sobre cada detalhe que era desconhecido para a maioria. Focamos em fazer nossa parte e ficamos sem saber muito sobre a importância que tem cada área. Pelas palestras aprendi, por exemplo, qual a melhor forma de agir diante de uma situação inesperada durante um concurso e elaborar corretamente uma ata”, conclui. Todos os participantes receberão certificados por terem assistido a todas as palestras apresentadas durante o treinamento.