Mais de 8 mil pessoas realizaram a prova do concurso da UFMS

15/03/2020 - Assessoria de Imprensa

A Fapec aplicou na manhã deste domingo, 15 de março de 2020, a prova objetiva do concurso de Técnico-Administrativo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Fapec aplicou na manhã deste domingo, 15 de março de 2020, a prova objetiva do concurso de Técnico-Administrativo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Compareceram aos locais de prova 8.314 candidatos, que realizaram o exame em Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá. Os candidatos disputam 27 vagas de nível médio disponíveis no certame.

Durante todo o certame foi garantida qualidade, segurança e idoneidade na realização, com provas lacradas e abertas na frente aos candidatos, por equipe especializada para a condução do concurso. Os candidatos tiveram o tempo máximo de 4 horas para resolver as questões. A prova começou a ser aplicada às 8h10 e terminou às 12h10.

O gabarito preliminar da prova objetiva estará disponível no dia 17 de março de 2020, a partir das 17h, no portal da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), realizadora do concurso. As demais datas das outras etapas do concurso também podem ser encontradas em www.fapec.org/concurso.

Na avaliação da Fapec, o processo de aplicação da prova foi tranquilo e um sucesso. Foram registradas poucas eliminações devido ao uso de acessórios como relógios e celulares. A ocorrência mais grave aconteceu em Corumbá, onde a equipe de segurança da Fapec juntamente com o delegado responsável, encontraram no banheiro do local de prova um aparelho celular, que teve a sua utilização monitorada evitando qualquer tipo de prejuízo ao certame. Os candidatos envolvidos foram presos em flagrante delito e a autoridade policial adotará os procedimentos legais em relação ao ato criminoso praticado.

Apesar do incidente, a Diretora-Presidente da Fapec, Nilde Brun, ressalta a eficiência do trabalho da Fundação. “Nunca houve uma quebra na segurança dos nossos concursos. Nossa credibilidade é reconhecida nacionalmente. Em mais de 230 certames realizados, nunca foi registrado fato que ferisse a idoneidade dos processos. O nosso esquema de segurança conta com uma equipe de profissionais especializados, que é acompanhada de perto por Delegados da Polícia de Mato Grosso do Sul. Graças a tudo isso, a tentativa de fraude não obteve sucesso”, disse Nilde.

CORONAVÍRUS

A Fapec também se atentou para a proteção dos candidatos em relação ao covid-19, seguindo as orientações do Comitê Operativo Emergencial, montado pela UFMS para estabelecer diretrizes frente à situação, tomando como base as informações da Organização Mundial da Saúde e dos órgãos de saúde.

Os locais de prova foram devidamente higienizados e a equipe foi orientada para que portas e janelas estivessem abertas para a circulação do ar e para permitir a utilização de máscaras e álcool em gel durante a realização das provas. Candidatos que solicitaram, puderam contar com a Fapec com a disponibilização de álcool em gel e máscaras.