Após 10 anos, UEMS volta a ter vestibular e recebe mais de 11 mil inscrições

08/02/2021 - Assessoria de Imprensa

No sábado, 06 de fevereiro de 2021, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou as Provas – Objetiva e de Redação – em 17 municípios do Estado. Após dez anos sem realizar um Processo Seletivo Vestibular, a Universidade recebeu mais 11 mil inscrições, sendo dessas mais de 7 mil pagas. Mesmo realizando as provas em um período de pandemia a abstenção (não comparecimento) no Vestibular foi considerado baixo, 12% apenas, índices bem abaixo dos vistos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que superaram em alguns dias 50%.

Nós conversamos com o Presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE), Prof. Dr. Frederico Fonseca Fernandes, que atua na UEMS de Cassilândia sobre a realização desse tipo de seleção.

“Após 10 anos de espera, a UEMS realizou a aplicação das provas do Vestibular com sucesso! Muitas pessoas estiveram envolvidas na organização dos espaços, limpeza, distribuição e recolhimento das provas e não tivemos o registro de ocorrências graves nos 17 pontos de realização das provas nesse sábado. Em nome da Comissão Permanente de Seleção, agradeço a todos que estiveram envolvidos direta e indiretamente na execução dessa etapa, junto a FAPEC (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). Agradeço também a presença dos candidatos pois, tivemos um índice de apenas 12% de abstenção. Finalizamos mais uma etapa, mas o trabalho ainda não se encerrou”, lembra Fernandes.

A aplicação das provas seguiu rigorosamente as Normas Sanitárias de Proteção e Biossegurança que incluíram distanciamento social, uso de máscaras cobrindo boca e nariz obrigatoriamente, aferição de temperatura corporal, uso de álcool em gel 70%, além de salas com número reduzido de alunos, espaçamento entre as carteiras e ventilação ambiente.

Próxima etapa

O Processo Seletivo Vestibular ainda não acabou, restam as correções e a divulgação dos resultados. “ Estamos prontos e ansiosos pelas próximas etapas que são a divulgação do gabarito preliminar, período de recurso do gabarito preliminar e do resultado o Vestibular com a classificação dos candidatos”, reforça Fernandes. O cronograma do PSV pode ser conferido abaixo e também no Edital nas páginas 2, 3 e 4. Acesse o edital, aqui.